Le Parkour

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“Le Parkour”

 

Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement (em português: arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápida e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. Criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante — desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.

 

Visão geral

 

Parkour é uma atividade física difícil de categorizar. Não é um esporte radical,[1] mas uma arte ou disciplina[2] que assemelha-se a auto-defesa nas artes marciais. De acordo com o fundador David Belle, o espírito no parkour é guiado em parte a superar todos os obstáculos em seu próprio caminho como se estivesse em uma emergência.[3] Você deve mover de tal maneira, com quaisquer movimentos, para ajudá-lo a ganhar a maior vantagem possível de alguém ou em alguma coisa, quer seja escapando daquilo ou caçando em direção a isso.[3] Assim, havendo um confronto hostil com alguém, as opções são conversar, lutar ou esquivar. Assim como as artes marciais são uma forma de treinamento para a luta, parkour é uma forma de treinamento para a fuga. Devido a dificuldade em categoriza-la, os praticantes frequentemente colocam-na em sua própria categoria: "Parkour é Parkour".

Uma importante característica desta disciplina é sua eficiência. Um praticante não só se move o mais rápido que puder, mas da maneira energeticamente mais econômica e o mais diretamente possível. Eficiência também envolve evitar ferimentos em curto e longo prazo, o que explica o lema não-oficial être et durer (ser e durar).

 

Terminologia

 

Os primeiros termos a descreverem essa forma de treinamento foram l'art du déplacement e le parcours.[4]

O termo parkour [/paʁ.'kuʁ/] foi definido por um amigo de David Belle. Ele deriva de "parcours du combattant", o percurso de obstáculo proposto pelo método de Georges Hébert como um treinamento militar clássico da América. O inventor do termo Parkour pegou a palavra "parcours", substituiu o "c" com o "k" para sugerir agressividade, e removeu o silencioso "s" como oposto à filosofia do parkour sobre eficiência (é preciso lembrar que o "o" não é mudo: em francês, distingue-se "ou", pronunciado [u], de "u", pronunciado [y]).[5][6]

Traceur [tʁa.'sœʁ] e traceuse são substantivos derivados do verbo tracer que normalmente significa "traçar",[7] sendo também traduzido como "ir rápido".[8]

História

 

As inspirações para essa arte surgiram de várias partes, primeiramente pelo méthode naturelle (Método Natural de Educação Física) desenvolvido por Georges Hébert no séc. XX.[9] Soldados Franceses no Vietnã inspirados pelo trabalho de Georges Hébert criaram o treinamento militar: parcours du combattant. David Belle foi iniciado no treinamento militar e méthode naturelle por seu pai, Raymond Belle — um bombeiro Francês que praticava as duas disciplinas. David Belle continuou a praticar outras atividades como artes marciais e ginástica, buscando aplicar suas habilidades adquiridas de forma prática na vida.

Depois de se mudar para Lisses, David Belle continuou sua jornada. "Desde então nós desenvolvemos" disse Sébastien Foucan no documentário Jump London, "e realmente em toda a cidade lá estávamos; lá estava o parkour. Você precisa apenas olhar, você precisa apenas imaginar, como uma criança" descrevendo a visão do parkour.

No final da década de 1990, David Belle e Sébastien Foucan, dois nomes importantes, foram divergindo seus ideais até que se separaram por completo. Para Foucan, parkour é uma atividade mais ligada às filosofias orientais e seus movimentos estão baseados na autonomia e nas energias positivas, além de ser aberto a outras influências, tais como break dance. Com o documentário Jump London, o termo Free running foi criado e difundido. Desde então, o termo free running vem sendo usado para denominar a prática conforme divulgada por Foucan, ou seja, com inclusão de movimentos acrobáticos e ineficientes, do ponto de vista do conceito de utilidade, característico do método natural e do parkour.

 

 

 

Prática

 

Sem limitações de espaços para ser praticado, o parkour é acessível a todos, possibilitando o auto-conhecimento do corpo humano e mente como o desenvolvimento da força, resistência, coordenação motora, ao mesmo tempo que desenvolve a concentração, força de vontade, determinação e coragem — qualidades que favorecem o bem estar e a qualidade de vida, educando jovens ávidos por novas experiências. Um traceur ou traceuse é potencialmente um ótimo praticante de outras atividades físicas que necessitam de auto-controle, agilidade, destreza, força, raciocino rápido e observação.

 

Equipamentos

Parkour oferece grande liberdade e custo mínimo para ser praticado, sendo recomendados os seguintes acessórios[10]:

Todos os equipamentos ou acessórios são opcionais.

 

Acidentes

 

Parkour requer absoluta concentração e consciência de seus obstáculos como: avaliação de distância, capacidade e risco. O conjunto mental é combinado ao controle e poder do corpo e do espírito. Os praticantes costumam adotar a seguinte frase para descrever parte de sua filosofia: "é ridículo procurar liberdade e acabar quebrado numa cadeira de rodas". Mesmo assim o parkour é uma arte que requer disciplina, treinando sua mente com bom-senso, e respeitando seus limites. Desse modo, acidentes podem ser amenizados ou até evitados.

São raros os acidentes relacionados a esta arte, mas podem ser graves — devido a se subestimarem os riscos da prática e à excitação dos jovens em fazer algo incrível que viram dos amigos, colegas ou vídeos na TV ou internet.

 

Movimentos

 

A definição básica da finalidade do parkour observando instintivamente nos remete à ideia de andar e correr; transpor obstáculos seria seu aperfeiçoamento, sua evolução.

 

Movimentos básicos

Sinonímia

Descrição

francês

inglês

português

Atterrissage ou réception

Landing

Aterrissagem / aterragem

Amortecimento suave a fim de evitar lesões articulares

Équilibre

Balance

Equilíbrio

Equilíbrio em barras ou muros

Équilibre du chat

Cat balance

Equilíbrio do gato

Equilíbrio em movimento quadrupedal como um gato.

Franchissement [fʁɑ̃.ʃis.mɑ̃]

Underbar, jump through

Por baixo da barra

Passa-se por baixo do obstaculo — geralmente por baixo de uma barra — ao invés de o saltar ou o sobrepor. Qualquer passagem por frestas também é chamado de Underbar no Brasil.

Roulade [ʁu.lad]

Roll

Rolamento

Rolamento evasivo a fim de amortecer, ou criar embalo após um amortecimento

Passe muraille [pas my.ʁaɪ]

Climb Up/Wall Climb

Passagem de muros ou paredes

"Chuta-se" a parede de forma que de impulso para cima e agarra-se com a(s) mão(s)e sobe-se o muro.

Passement [pas.mɑ̃]

Vault

Salto/Pulo

Termo geral para sobrepor um obstáculo usando um movimento.

Lâché [la.ʃe]

Dismount, swinging jump

Desmonte

Soltar-se de um lugar para cair em outro.

Demitour [dəmi tuʁ]

Turn vault

 

Saltar sobre o obstáculo e agarrar em duas mãos, e ficar do outro lado de forma que o corpo faça um giro de 180°, geralmente terminado em desmonte.

Saut Contraire

Reverse vault

Passagem de obstáculo reversa

Saltar sobre o obstáculo apoiando as duas mãos de forma que o corpo faça um giro de 360°.

Saut de chat [so d ʃa]

Cat leap

Salto do gato

Salto feito para se fixar em um lugar pendurando com as mãos.

Saut de bras [so d bra]

Cat jump/pass, (king) kong vault

Pulo do gato

Salto em que se "mergulha" sobre o obstáculo, em que as mãos, no fim, tocam o obstáculo e em seguida as pernas passam entre os braços e é feita a aterrissagem.

Saut de fond [so d fɔ̃]

Drop, kitty

Drop, kitty

Deixar o corpo cair levemente após um salto, geralmente em direção a um local mais baixo.

Saut de détente

Gap jump

Salto com distância

Salto com velocidade de um local para outro ponto ou local, passando por uma "fenda", normalmente seguido de rolamento.

Saut de précision [so d presiziɔ̃]

Precision jump

Salto de precisão

Salto estático de um objeto para outro objeto ou ponto específico, geralmente uma borda ou lugar pequeno.

Planche [plɑ̃ʃ]

Muscle up ou climb-up

Subida

Subida usando os braços, sem ajuda das pernas, como o exercício de barra

Tic tac [tik tak]

Tic tac

Tic tac

"Chuta-se" um obstáculo ou objeto, usando o impulso para atingir o segundo local, ou ainda, para um terceiro ou quarto.

Outros movimentos

  • Kash Vault
  • Handed Vault
    • One Handed Vault
    • Two Handed Vault
  • Cat-To-Cat
  • Wallrun (corrida na parede)
  • Monkey (passar o corpo entre os braços, apoiando no obstáculo)
  • Monkey stall
  • Jump (saltar de um lugar para outro)
  • Big Jump (pulo alto)
  • Lazy vault
  • Lazy turn
  • Gate
  • Speed vault (um salto rápido e ágil)
  • Frog (pula-se se o obstáculo passa entre as pernas)
  • vault down (baseado no lazy vault)

Fusão de movimentos e avançados

Há também fusão de movimentos.

  • Monkey to Precision - consiste em um monkey com aterrissagem em precisão;
  • Monkey to Cat - um monkey visando terminar em um cat leap;
  • Diving Roll - rolamento megulhado, em português.
  • Wallrun - To - Cat
  • King kong - to - precision consiste em um king kong com aterrissagem em precisão;
  • Double kong - apoio duas vezes das mãos no obstaculo.
  • Triple kong - apoio três vezes no obstaculo, e assim em diante.

Movimentos estéticos

São movimentos que têm sua utilidade questionada. Estão intimamente ligados ao Free running.

  • Dash Vault (com utilidade)
  • 360° Underbar (com utilidade)
  • 360° Catleap
  • Flip Vault (também mortal e back flip)
  • Reverse Vault (com utilidade)
  • Railspring
  • Handspring
  • Palmspin
  • Tic Tac 360°
  • Screwdriver (king kong acompanhado com giro 360°)
  • Butterfly (mortal com apoio da mão)
  • Dash bomb (dash acompanhado com um frontflip)
  • Backflip (mortal de costas)
  • Frontflip (mortal para frente)
  • Wall spin (giro em parede)
  • Fly dragon
  • Invert vault
  • Barell
  • Jump Cat 360º

 Exercícios

O parkour é uma prática de treinamento físico e mental; sendo assim, podemos agrupar ao treinamento exercícios de tonificação muscular, como o planche, agachamentos, abdominais, flexões ,barra e etc

Variantes

Há variantes nas denominações devido a fatores como:

  • Grande popularização da prática, causando o uso do inglês
  • Falta de familiaridade com a língua francesa
  • Adaptação do termo ao idioma local

Temos como exemplo o fato de que alguns grupos (crews ou clãs) denominam atterissage (seguindo a tradição da França), outros chamam landing (pela adaptação em inglês, para compreensão geral) ou aterragem (tradução direta ao português). A maioria dos traceurs tem conhecimento das 3 formas.

 Na cultura popular

Referências

  1. . americanparkour.com (2006-11-29). Página visitada em 2007-04-19. "Parkour is not nearly as dangerous as most other sports. Scrapes and bruises are common but major injuries are very rare. However, just like any high impact activity such as basketball or soccer, the occasionally sprained ankle or pulled muscle is inevitable." Dealing with the Media
  2. . americanparkour.com (2004-05-12). Página visitada em 2007-04-19. "It is considered by many practitioners (known as "traceurs") as more of an art and discipline." What is Parkour?
  3. a b Cali meets David Belle. pkcali.com (2005-15-07). Página visitada em 2007-06-25.
  4. Emmanuelle ACHARD (October 1998). (JPG) (em french). JEUDI. Página visitada em 2007-06-29. l'équipe 1998 Bercy
  5. Jin (2006-2-23). . Página visitada em 2007-05-12. PAWA statement on Freerunning.
  6. . Página visitada em 2007-04-12. the name parkour, simple question
  7. Random House Unabridged Dictionary (v 1.1) (2006). . dictionary.com. Página visitada em 2007-08-28. tracer - Definition by dictionary.com
  8. Portail lexical - Définition de tracer (em french). Página visitada em 2007-08-28.
  9. "Le Parcours" (.JPG) (em (em francês)). Guillaume Desbois. Portait (Outubro 1999). Página visitada em 2007-03-03. "Basé su la méthode naturalle de Georges Hébert"
  10. ABPK (Dezembro 2005). O que é preciso para treinar? (Web site). Página visitada em 2007-03-07.
  • Na série "Assassin's Creed", tanto Altair como Enzio fazem uso do Parkour, andando por cima dos telhados das cidades, a fim de evitar as ruas apinhadas.